Transtornos

21/10/2008


Tem uns dois meses que a minha professora de psicologia mandou a gente ler um livro muito bom sobre transtornos alimentares para fazer uma resenha. Já acabei de ler o livro faz tempo, o problema é essa bendita resenha, apesar de ter entendido muito bem os assuntos tratados no livro, não consigo ser o mais sucinta possivél... E agora? Comofas?

Muitas pessoas apresentam transtornos ou um dia já apresentaram, ou tem só que não sabem. Os transtornos alimentares podem ser "construidos" na infância, mas é na adolescencia que eles custumam aflorar, mais frequente em adolescentes do sexo feminino -grupo que apresenta uma intesa dificuldade de auto-aceitação, além das cobranças sociais que idonizam a magreza como sinonimo de beleza (não que tenha problema com pessoas magras, por que eu sou e também não tenho com pessoas com sobre-peso, só pra ficar claro) e estimulam o consumo de alimentos hipercalóricos, principalmente as redes de fast-food - mas como o mundo não é apenas cor-de-rosa, homens também apresentam transtornos alimentares, frequentes em adolescentes e adultos.

O transtornos aliementares da "moda" e os que são considerados mais comuns são: anorexia nervosa ( restrições dieteticas auto-impostas e padrões extravagantes de alimentação, acompanhados de acentuada perda de peso), bulimia nervosa (episódios de ingestão de grandes quantidades de alimentos 'binge-eating', acompanhado de intensa senção de descontrole, culpa e vergonha, na maioria dos casos tem ações compensatórias para eliminar os alimentos ingeridos atraves de metodos ou rituais purgativos como vomitos induzidos, abuso de diuréticos, laxantes, jejuns prolongados e muito exercicio fisico), obesidade (apresentam o IMC acima de 30, além dos problemas fisio-anatomicos que ocorrem devido o excesso de peso o obeso têm muitos probelmas psicológicos), vigorexia (ou complexo de adonis, acomete principalmente homens que são super preocupados com a aparencia fisica, alteram seu comportamento alimentar de forma drástica e ainda exageram mesmo nos exercicios fisicos na tentativa de trocar gordura por massa muscular) e a complusão alimentar (episódios de descontrole alimentar seguida de "ressaca moral" pode ocorrer em todas as faixas etárias).

Todos esses transtornos tem um ponto em comum que é a não aceitação da imagem corporal, ou seja, os acometidos por essas doenças nunca estão conformados com aquilo que veem na frente do espelho e acabam adiquirindo uma distorção na imagem real. Ou querem ser mais magros, ou mais fortes, mais atraentes, mais aceitaveis aos padrões culturais e etc, e não importa como vão fazer para chegar a esse objetivo. Outro ponto em comum que os pacientes dos diversos transtornos tem (obviamente) uma excessiva baixa-estima, que deve ser muito bem trablhada. O tratamento envolve uma equipe multidiciplinar , terapia cognitivo-comportamental, a psicoterapia individual, orientação nutricional, o acompanhamento do clínico geral e a psicofarmacoterapia na maioria dos casos.

As recaídas ocorrem, mas não indica fracasso do tratamento que é a longo prazo mesmo.
E muitas pessoas venceram esses transtornos como por exemplo: Jane Fonda, Victoria Beckham, Alanis Morissette, Mary-Kate Oslen, Sandra Dee, Whitney Houston, Elton John, Daniel Jonhs, Matt Damon e etc

Era isso, é que eu me interesso MUITO por essa area *-*
besos

1 comentes so cool:

Rafael Bemerguy disse...

http://img440.imageshack.us/img440/2466/nemli3it.jpg

UHEUHUEUEEHEUEHU
=*